As atividades e aulas do programa MBIS Executivo em Ciência da Computação são coordenadas e ministradas pelos professores da PUC-SP, contando ainda com a participação de profissionais de renome de outras instituições brasileiras e estrangeiras, convidados especialmente para integrar este corpo docente. Entre os professores da PUC-SP estão:
 
      Prof. Adalberto Araujo

Titular de Business Consulting Services da Getronics no Brasil e Consultor em Governança na ESM Projetos.
Especialista em Governança Aplicada, método para implementação prática e efetiva da integração entre as áreas de T.I. e de Negócios.
Membro do Conselho do itSMF Brasil, versão local do fórum internacional que desenvolve e promove o conjunto de melhores práticas ITIL em todo o mundo.   
Com mais de 30 anos de experiência em grandes Empresas, esteve por muitos anos no "lado T.I" - como Diretor de Tecnologia ou Arquiteto de Inovações - e  também "no lado Negócios" - como Diretor de Operações;  e, principalmente, na sua interligação através de projetos aplicados de Governança Corporativa e de T.I.
No exterior - com atuação local nos Estados Unidos, México, Espanha, Índia, México, China, Coréia do Sul,Taiwan e Hong-Kong – projetou e implementou soluções de Competitividade Empresarial, sempre com base em Inovação Tecnológica orientada à Estratégia  Corporativa.
Palestrante e conferencista em diversos eventos distribuídos pelo Brasil, promovidos por Institutos e Fóruns (IDC, Gartner, IDG, SUCESU, IBC, itSMF), imprensa especializada (Computerworld, Executivos Financeiros) e empresas de tecnologia (Intel e Microsoft, por exemplo);  professor-convidado da PUC-SP para cursos de MBA em Gestão Estratégica de T.I.


      Prof. Dr. Alexandre Campos Silva
Graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP. Mestre em Comunicação e Semiótica. Doutor em Comunicação e Semiótica na área de pesquisa de sistema de informação - Gestão do Conhecimento. Pós-graduado em Advanced Software Technologies na UCI (University of California Irvine-USA). Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP. Coordenador do curso de graduação de Tecnologia e Mídia Digitais da PUC-SP.

      Prof. André Luiz Oda
 
É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Poli-USP e mestre e doutorando em Finanças pela FEA-USP. É supervisor do Guia de Fundos de Investimento do Laboratório de Finanças da FIA-FEA-USP e atua como consultor financeiro de diversas empresas, tendo desenvolvido trabalhos em conjunto com a Arthur D. Little, Trevisan e Boucinhas & Campos. Co-autor dos livros "Cálculo Financeiro das Tesourarias" e "Crédito - Análise e Avaliação do Risco". É professor de cursos de MBA na FIA-USP, FIPE-USP, FIPECAFI-USP, PUC-SP, IBMEC e Instituto Mauá, além de cursos de pós-graduação na Faculdade Trevisan e FAE-CDE e graduação na FEA-USP.

      Prof. Antonio Dirceu de Miranda
Administrador e Engenheiro, executivo do mercado financeiro por mais de 20 anos, tendo sido VP de Operações Internacionais do Citibank Brasil, Diretor Executivo dos Bancos Mantrust SRL e Rabobank.
Fundador da BankRisk/BMI e atual Diretor Geral da BMI Universidades. Atuação em projetos internacionais corporativos e acadêmicos.

      Profa. Carmem Lúcia Arruda Rittner
Graduada em Psicologia pela PUC-SP, realizou a Especialização em Sociologia na Stirling University-Escócia. Leciona no MBIS na PUC-SP, MBA na PUC-SP e as disciplinas Psicologia Organizacional na PUC-SP e Programa de Educação Continuada na FVG.Foi diretora do Grupo Fenícia e do Citibank e é a atual diretora do grupo Tendência.

      Prof. Dr. Daniel Augusto Motta
Sócio-Diretor da BankRisk Holding e Participações Ltda, empresa de consultoria especializada em educação executiva para o mercado financeiro e mercado de capitais. Sócio-Fundador da Sociedade Brasileira de Finanças, atua como Professor de Estratégia e Macroeconomia nos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP, Ibmec São Paulo, FGV-EAESP, ESPM e Fundação Dom Cabral.
Possui Doutorado em Ciências Econômicas pelo IPE-USP, Mestrado em Economia de Empresas pela FGV-EAESP e Graduação em Economia pela FEA-USP, com trabalhos publicados em periódicos e congressos no Brasil e no exterior. Dentre seus projetos de consultoria e pesquisas acadêmicas desenvolvidos nos últimos anos, destaque para os setores de telecomunicações, comércio varejista, alimentos e bebidas e, principalmente, instituições financeiras.

      Prof. Dr. Demi Getschko
Engenheiro eletricista, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP · Chefe do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP · Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP e da Escola Politécnica da USP · Membro do Comitê Gestor Internet Brasil · Vice-presidente de tecnologia da iG.

      Prof. Eduardo Savino
Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC – SP, lecionando também na UniPaulistana no curso de Sistema de Informações. Como consultor coordenou importantes projetos de TI em instituições como Bank of America, Multibanco, IGESP, entre outras. Atualmente, sócio diretor da Interelo, coordena projetos voltados para o desenvolvimento de aplicações comerciais para internet.

      Prof. Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Formado em Engenharia Elétrica pela UFNR, Mestre em Engenharia de Produções pela UFSC. Lecionou disciplinas como Métodos Quantitativos e RedesColaborativas pela ESPM, Modelagem de Sistemas de Informação e Tópicos Especiais em Tecnologia de Informação e Comunicação pela Uni'Santana e Administração da Produção pela FAAC e FABRASP.

      Prof. Fabio Tagnin
Bacharel em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, foi Diretor do laboratório de testes de hardware e software da PC Magazine no Brasil, Diretor de Tecnologia e Comércio Eletrônico do Universo Online, Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Brasil Online e Diretor de Serviços Web no provedor Vento, do grupo Vésper. É consultor em tecnologia, gerenciamento de recursos e desenvolvimento de aplicações comerciais via internet.

      Prof. Dr. Fernando Antônio de Castro Giorno
Engenheiro, mestre e doutor pela Escola Politécnica da USP · Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP · Engenheiro de Sistemas na IBM Brasil por 23 anos. Pesquisador e consultor na área de sistemas baseados em conhecimento e orientação a objeto.

      Prof. Fernando Fix
Economista-chefe da Votorantim Asset Management , formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). No Banco Votorantim, atuou na área de análise econômica. Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

      Prof. Fernando Perez
 
Graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP, com especialização em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Atuo como consultor da AISR em projetos de sistemas de suporte à decisão, incluindo simulação e otimização.

      Prof. Flávio Kezam Malaga
 
Formado em Engenharia pela FAAP, Mestre em Finanças pela USP e Doutor em Finanças pela USP. Lecionou disciplinas como Análise de Investimentos Administarção de Capital de Giro e Cálculos Financeiros pela FIA e Análise de Projetos pela Mauá.

      Prof. Flávio Morgado
Bacharel em Matemática (Fundação Santo André), Analista/líder/consultor de sistemas (Scania, Itaú, Unisys), Pós-graduado em Administração (FEA-USP), Mestre em Administração (PUC-SP), Professor da PUC-SP e da Fundação Santo André (Graduação e Pós-graduação latu senso), Desenvolvedor do software SGI, para inspeção industrial, instalado na Unipar, Oxiteno, Ultrafértil, Rhodia, Gessy-Lever, Dupont, Basf, entre outras. Chefe do Departamento de Computação da PUC-SP, Consultor de BPM e Doutorando em Comunicação e Semiótica (PUC-SP).

      Prof. George Bedinelli Rossi

Formado em Engenharia Elétrica modalidade eletrônica.
Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV.
12 anos de experiência profissional na indústria eletro/eletrônica. Publicações científicas em eventos nacionais e internacionais e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.


      Prof. Geraldo Coen
Formado em Matemática e Letras, desde 1971 trabalhando em TI, de tecnologia a aplicativos e a metodologia. Trabalhou na informatização do Banco Real, desenvolveu hardware e software da Prológica Microcomputadores, software básico e métodos com a Coen Informática, Diretor Técnico da Microsoft Brasil e América do Sul, foi gerente de prática da Oracle Consulting para gestão de projeto ERP e Ebusiness, atualmente ombusman Oracle. Professor da BSP e da PUC-SP.

      Prof. Giancarlo Gerli
 
Graduação em Engenharia Eletrônica, pela Escola Politécnica da USP, em 1967.
Desde 1999, Diretor de Planejamento na ABDIB - Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base - Responde em nível executivo pelo desenvolvimento de novos projetos e serviços da Entidade, e pela coordenação de diversos estudos e comitês temáticos, entre eles o de Comercio Exterior e Relações Internacionais.

Acumula experiências profissionais em cargos executivos, ao longo de mais de 30 anos, com destaque ao de Diretor de Relações Externas na IBM Brasil (até 1998). Inclui-se a Consultoria em Gestão Empresarial, e Diretorias exercidas em Associações de classe como a ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica) e a SUCESU-SP (Membro do Conselho Deliberativo).


      Prof. Gregorio Bittar Ivanoff
Desde 1999 ele é vice-coordenador do Information System Division do Instituto de Engenharia de São Paulo. Graduado em 1980, na Escola de Engenharia Mauá. Atuou na IBM Brasil de 1983 a 1994 realizando funções como Desenvolvimento de Sistemas, Aplicações, e Bancos de Dados, Vendas, Marketing, Segmentação de Mercado e Soluções baseadas em Serviços.
Desde 1994 - Projeto de Pesquisa e Desemvolmento em Qualidade de Instalações Elétricas pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini para o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Alcabyt eletrônica.

      Prof. Guilherme Tsubota
Graduado em Ciência da Computação pela PUC-SP, é Consultor Executivo de Novos Negócios, Planejamento e Projetos, palestrante e articulista sobre Publicidade Digital, Jogos Digitais, Mobile e TI. Foi sócio-fundador da Agência Variari, empresa pioneira no Brasil em serviços, soluções e projetos Mobile (telefonia móvel) e convergência digital. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Publicidade Digital. Atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Publicidade Digital, Jogo Digital, SVA e projetos para plataforma Mobile, Comunidade Virtual, Mídia Digital, Internet.

      Prof. Dr. Ítalo Santiago Vega
Doutor em Engenharia, com especialização em desenvolvimento de software, exerço atividades de consultoria no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos e ensino superior na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Participei em projetos de sistemas de grande porte, ressaltando sistemas de tempo real e processamento distribuído (controle ferroviário e sistemas bancários). Na área acadêmica sou responsável por ministrar disciplinas de base (sistemas operacionais e compiladores), de desenvolvimento de software (estruturas de dados e algoritmos e engenharia de software) e de fundamentos teóricos(linguagens formais e autômatos e Teoria da Computação). Atualmente conduzo o projeto de um sistema de apoio a decisões empresariais combinando técnicas de orientação a objetos e sistemas especialistas em ambientes com suporte a processamento distribuído.

      Prof. João Dantas de Oliveira
Engenheiro eletrônico pelo ITA · ex-Professor da Escola de Engenharia São Carlos da USP e Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP. · Coordenador de projeto de Cooperação internacional entre PUC-SP, Université d’Ivry e Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério de Relações Exteriores da França (PPI).

      Prof. Jorge Cordenonsi
Jorge Luís Cordenonsi é líder da solução de gerenciamento de serviços de TI da IBM Brasil. Possui 25 anos de experiência na área de TI. Ocupou diversas posições técnicas e executivas na área de TI. É especialista no desenho e implementação de soluções de governança de TI com experiência em projetos de consultorias nacionais e internacionais.O Jorge é graduado em Análise de Sistemas, mestre em Informática e doutor em Administração em TI pela EAESP/FGV. Possui MBA Executivo Internacional pela FIA. É professor da EAESP/FGV, membro do Advisory Board do HDI Brasil e conselheiro do itSMF Brasil. Possui artigos e capítulos de livros publicados sobre tecnologia da informação. É palestrante e conferencista em congressos e eventos na área de TI.

      Prof. José Carlos Arruda Alves
Professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP.
Pós graduado em administração de empresas na FGV
Engenheiro de produção pela escola politécnica da USP
Sócio diretor da Invenire. Empresa especializada nas utilizações da informática em instituições financeiras e no desenvolvimento de projetos na área de gestão do conhecimento.

      Prof. Dr. José Carlos Luxo
 
Doutor em Administração com ênfase em Finanças pela FEA-USP. Mestre em Administração pela PUC-SP e Bacharel em Ciências Econômicas. Professor dos MBA´s da FIA, FIPE-FEA/USP e IBMEC-SP.
Professor de finanças do MBIS da PUC-SP. Professor convidado da ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Ex-Coordenador de cursos in company no Labfin-Laboratório de Finanças-FIA.Atuou no mercado financeiro durante 20 anos, tendo trabalhado como Superintendente de Negócios Interbancários no Unibanco e Executivo de Negócios e Operações Estruturadas no Corporate Banking do Banco BBA Creditanstalt.
Ex-Interventor da Fundação Prece de Previdência Complementar no Rio de Janeiro, sendo nomeado pelo Ministro da Previdência e Assintência Social – MPAS em 2001. Co-Autor dos Livros:
• Crédito-Avaliação do Risco de Crédito Editora Saint Paul. 2002
• Testes para Certificação em Finanças-ANBID, Saint Paul. 2003
• Mercado Financeiro e Análise de Investimento, Saint Paul.2005

      Prof. Junio Fuentes
 
É graduado em Administração Pública pela EAESP-FGV e mestre e doutorando em Finanças pela FEA-USP. É coordenador do MBA Avaliação de Ativos e Carteiras de Investimentos do Laboratório de Finanças da FIA-FEA-USP e atua como consultor para implantação de sistemas para gestão de carteiras de renda variável e avaliação de risco de mercado de títulos de renda fixa para o setor financeiro. Co-autor dos livros "Cálculo Financeiro das Tesourarias" e "Crédito - Análise e Avaliação do Risco". É professor de cursos de MBA na FIPECAFI-USP e PUC-SP.

      Profa. Lavinia Boucault Napoleão
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela PUC/RJ, Mestre em Ciências em Engenharia de Computação pela Columbia University/New York e Project Manager Professional (PMP) pelo PMI-Project Management Institute. Tem atuado na área de IT em grandes grupos financeiros tais como Citibank, ABN-Amro e Banco Real. Hoje atua em projetos de eCom para paises da América Latina, é Gerente do Project Office de IT e membro do Corporate Architecture Team - Project Management mundial do grupo ABN-Amro.

      Prof. Lawrence Chung Koo
Engenheiro mecânico pelo ITA, pós-graduação CEAG pela FGV, The Wharton School - Universidade de Pennsylvania, engenheiro de sistema, gerente de marketing por 24 anos pela IBM Brasil, Consultor de DataWarehouse, Business Intelligence, sócio-diretor da Lawrence Consulting, participou de projetos de bancos de dados, desenvolvimento de aplicações, Portais Corporativos e Gestão de Conhecimento em empresas de grande porte no Brasil e exterior. É mestrando em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Professor de Tecnologia Aplicada ao Mercado no curso de Tecnologia e Mídia Digitais na PUC/SP, professor no curso MBIS PUC/SP para área de BI e Administração Estratégica de Informações, participa também na Assessoria de Políticas Tecnológicas da PUC/SP.

      Prof. Luiz Eurico Gonçalves   
Formado em Analise de Sistemas pela PUC Campinas, certificado em Tecnologia da Informação pela IBM Consulting Group - NY, e com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo (USP).Sua experiência profissional conta com cargos acadêmicos (Lecionou disciplinas relacionadas a TI na PUC de Campinas, na Unicamp e na USF) e cargos em grandes empresas.Foi Responsável em diversas áreas na IBM Brasil, Diretor Comercial na Impsat e, atualmente é Diretor Geral da Telefônica Empresas. 

      Prof. Marcos Lara
Economista formado pela PUC-SP, especialização em Marketing pela Harvard BS (USA), mestrado em Economia, Educação e Filosofia pela PUC-SP. Professor de Planejamento Estratégico, Ambiente de Negócios, Marketing Estratégico na ESPM.

      Prof. Milton Kaoru Kashiwakura
Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP · Responsável pelo projeto e implantação da USPnet - Rede Computacional da Universidade de São Paulo, composta por mais de quinhentos prédios interligados e vários outros projetos de redes locais.

      Profa. Dr. Miriam Bretzke
Doutora em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, onde leciona no curso de Administração.
É professora do curso de pós-graduação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Palestrante reconhecida internacionalmente, tem seus artigos publicados nos Estados Unidos, Europa e América Latina. É membro da Direct Marketing Association e Associação Brasileira de Marketing e diretora da Bretzke Consultoria & Associados de São Paulo, empresa várias vezes premiada pela DMA, uma das mais prestigiosas entidades de Marketing dos Estados Unidos, e por diversas entidades no Brasil.

      Prof. Peter Moon
Editor especial da IDG Brasil. Jornalista especializado em ciência e tecnologia desde 1993, tem passagens pela Folha de S.Paulo e revista ISTOÉ. MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia pela PUC-SP e Doutorado em História da Ciência pela USP e pesquisador dos cenários para o futuro da indústria de TI.

      Prof. Ricardo José de Almeida
 
Prof. do IBMEC e da FECAP. Prof. Cursos de Especialização e Extensão da FIA/USP. Doutorando em Administração - FEA/USP. Mestre em Administração pela FEA/USP. Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/USP.
Consultor na área de investimentos e controladoria.

      Prof. Ricardo Puga
 
Graduado em Engenharia Naval, com especialização em Transportes Marítimos, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pós-graduado (Mini-MBA) pela Kellogg Graduate School of Management, da Northwestern University.
Atuou como consultor de estratégia e de logística por algumas grandes empresas: McKinsey&Co.; Accenture atendendo clientes de diversos setores da economia; Indústrias de base e mineração: Gerdau, Acesita, CVRD; Indústrias de bens de consumo: Kaiser, Alpargatas, Microlite, Duratex; Varejo: Pão de Açúcar, Bompreço.
Atuou como executivo em diversas empresas de logística: Velog / Varig Cargo, Hamburg-Süd, TNT

      Prof. Sérgio Rubinato
Sérgio Rubinato, vice-presidente do itSMF Brasil e membro do board internacional do fórum focado em gerenciamento de serviços.

      Prof. Silvio K. Maemura

Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), possui cursos de especialização em ciências da computação pela Universidade de Shiba no Japão e em administração mercadológica (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas. Concluiu também o mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas com tese  em planejamento econômico e o MBA executivo pela Graduate School of Business da Universidade de Stanford.  Em 2007 retornou a HP como Diretor da HP Software & Solutions no Brasil após 4 anos como Diretor Geral da NEC Solutions Brasil SA. De 1996 a 2003 foi Diretor de Vendas e Marketing para Contas Corporativas da Hewlett-Packard do Brasil, responsável pelo desenvolvimento de negócios entre a HP e as grandes empresas do país. Trabalhou também na IBM Brasil de 1989 a 1995 em várias funções de marketing e vendas. Possui experiência técnica em desenvolvimento de projetos na Hitachi/Villares onde foi responsável pela área de engenharia de software e nacionalização de periféricos de 1985 a 1989.


      Profa. Dra. Tania Vidigal Limeira
 
Graduação, Mestrado e Doutorado na EAESP/FGV
Atuou na gerência de marketing das seguintes empresas: Johnson&Johnson,
Multiplic Empreendimentos, Racional Engenharia, SANBRA, Microsoft Informática
Consultora em marketing e planejamento estratégico.
Professora de Marketing na EAESP/FGV e PUC/SP.
Desenvolve pesquisas na área de marketing de produtos e serviços na indústria de TI - Tecnologia da Informação e Ensino a Distância.

      Prof. Vladimir Ferraz de Abreu

Graduado em Engenharia da Computação na Unicamp.

Especializações em:
Administração de empresas pela ESAN-SP;
Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini - USP;
Gestão de processos de negócios pela COPPE / UFRJ;

Profissional na área de TI com atuação no mercado há mais de 14 anos;
Certificado ITIL Foundation;
Afiliado itSMF Brasil;
Integrante da comissão criada pela ABNT para localização da norma ISO/IE C 20000 para o Brasil;
Atua em projetos e atividades de consultoria em processos de TI, utilizando padrões e modelos de melhores práticas tais como ISO, PMBOK, BSC, CMMI e ITIL;
Co-autor do livro "Implantando a Governança de TI : da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços ", juntamente com Aguinaldo Aragon Fernandes - Editora Brasport , 2006.


      Prof. Walter Kuroda

Engenheiro de Produção pela FEI, cursou mestrado em administração FEA/USP, freqüentou diversos cursos no exterior: AMP e Options and Advanced Options INSEAD Fontainebleau, França, CEO Program e Dinâmica do Mercado Global KELLOGG, Northwestern University, Evanston, EUA, Imersão Finanças Wharton School e nte cursa mestre em administração na FEA /PUC, doutorando em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackernzie. Sócio fundador da Tecnova Consultores S.C. LTDA. É professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, para MBA de Marketing e MBA executivo, na área de finanças. Foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para os cursos de pós´-graduação em Engenharia Econômica, Controladoria e Banking na área de finanças. É professor convidado da PUC-SP MBA Estratégico em Gestão de Tecnologia da Informação.. Como consultor tem suas atividades centradas nas áreas de Planejamento Estratégico, Finanças e Treinamento.


      Mais
  Prof. Osvaldo Scaico
Prof. Ricardo Humberto Rocha
Prof. Rubens Fama
Prof. Sérgio Bairon

"Gestão em Informática é integrar sistemas e tecnologia com os processos da empresa."

Geraldo Coen

© 2005 MBIS PUC/SP. Todos os direitos reservados