Dinâmico
Reunindo os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Física e Matemática, o Centro das Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP assume a proposta acadêmica da Universidade em sua totalidade: além do compromisso com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão mantém-se continuamente em contato com a comunidade, antecipando e ajustando os seus programas às reais necessidades do mercado de trabalho.

      Abrangente
Esta adequação pode ser observada em todos os detalhes, da abordagem e do conteúdo programático aos laboratórios. A estrutura do curso de Ciência da Computação, por exemplo, permite que o aluno tenha acesso às contínuas inovações desta área. O programa da Engenharia Elétrica salienta a eletrônica, enquanto as duas opções de graduação em matemática (licenciatura e bacharelado), além de formar educadores, dão ênfase à informática. E os graduados em Física são preparados tanto para exercer atividades acadêmicas e de pesquisa, como para trabalhar nas áreas de física aplicada à medicina e à indústria.

      Atualizado
Para garantir a formação de profissionais completos, o Centro conta com um quadro docente formado, em sua maioria, por professores com título de mestre ou doutor. Além disso, está sempre atualizado com as novas tecnologias e tem como hábito firmar convênios com empresas, como a Microsoft e a IBM, e outras instituições, incluindo órgãos governamentais como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Telesp (Telecomunicações de São Paulo) e Serpro (Serviço de Processamento de Dados). Visando o intercâmbio científico e tecnológico e a prestação de serviços úteis à sociedade como um todo, o Centro ainda mantém um rico intercâmbio com outras instituições de ensino superior. Entre elas, as Universidades de Paris 7, de Grenoble e de Montpellier, na França, de Londres e de Oxford, na Inglaterra, Laval, no Canadá, e as brasileiras PUC-RJ, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, USP - Universidade de São Paulo, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas e Unesp - Universidade do Estado de São Paulo, entre outras.

      Completo
Ao lado dos cursos de graduação e pós-graduação, o Centro das Ciências Exatas e Tecnologia possui ainda três núcleos:

• PROEM – Programas de Estudos e Pesquisas no Ensino de Matemática: tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino de Matemática. Para tanto desenvolve trabalhos visando a contribuição à formação inicial e continuada de professores; a contribuição à pesquisa de fenômenos de ensino e aprendizagem da matemática com ênfase para a experimentação pedagógica em sala de aula; e a elaboração e difusão de documentos para professores e formadores.

• NUCC – Núcleo de Computação Científica: implanta, gerencia e faz a manutenção de todo o parque tecnológico do Centro e da rede Internet da PUC-SP.

• NPT – Núcleo de Pesquisas Tecnológicas: disponibiliza conhecimento e recursos técnicos para estreitar o relacionamento entre a Universidade e as empresas, públicas ou privadas. Entre outras tarefas, o NPT analisa produtos em laboratório e obtém credenciamento junto ao Inmetro.

© 2005 MBIS PUC/SP. Todos os direitos reservados