Cada vez mais, o mercado de trabalho em informática tem mostrado a necessidade de profissionais competentes, com sólida formação e conhecimento atualizado. Formar esse tipo de profissional é a missão a que se atribui o Departamento de Ciência de Computação da PUC-SP. O grau de seu sucesso pode ser medido pelo nível de colocação dos recém-formados bacharéis da PUC-SP nesse mercado competitivo, porém em continua expansão.

Para atingir os seus objetivos, o Departamento apoia-se num tripé de recursos internos constituído por:

• equipe docente de alto nível, em constante atualização e contato com o mercado de trabalho;
• revisões periódicas de conteúdo das disciplinas, equilibrando formação básica e atualização tecnológica;
• laboratórios de apoio ao curso e estágio curricular obrigatório, para familiarização do aluno com a futura atividade profissional.

Utilizando esta estrutura, o Departamento de Ciência da Computação tem assumido ainda uma posição ativa junto à comunidade não acadêmica, disponibilizando cursos de extensão e de atualização que vêm sendo muito bem aceitos e procurados por empresas e profissionais. Já na área acadêmica, o Departamento participa de iniciativas de porte como o consórcio paulista para teste de tecnologia Internet II, que teve o seu projeto de rede metropolitana de alta velocidade aprovado pelo ProTem - Projetos Temáticos do CNPq, em 1998. Além da PUC-SP, são participantes deste consórcio a USP, a UFESP, a Telesp e a NET.

Dentro da estrutura da própria PUC-SP, a presença do Departamento de Ciência da Computação também é marcante. A integração da PUC-SP à Internet conta com o auxílio permanente do Departamento, que viabilizou a primeira conexão em 1990.

Indo de encontro a uma necessidade constatada, a criação do MBIS Executivo em Ciência da Computação é, portanto, uma evolução natural das atividades do Departamento e da Universidade. Corresponde à consolidação de uma forma de agir e de disseminar informação, compatível com a época e com as necessidades da sociedade.

© 2005 MBIS PUC/SP. Todos os direitos reservados